Prefeitura Municipal de Pau DArco-TO

POLÍTICA DE PRIVACIDADE - Ao navegar, você está de acordo com o Termo de uso

Cidade de Pau d'Arco - TO
Seja muito bem-vindo a nossa página, aqui você vai conferir um pouco sobre o nosso município.
História

O município de Pau d’Arco localiza-se à margem direita do rio Araguaia, na região Noroeste do Tocantins. A origem do município, conta-se, que foi em função do ciclo da borracha, no final do século XIX. A borracha era explorada no sertão do Estado do Pará, e naquela época havia uma árvore, seca, caída à margem esquerda do rio Araguaia. Essa árvore era um Ipê também conhecido na região por Pau d’Arco. O ponto onde tinha a árvore caída era bom de atracar as embarcações que por ali passavam, em direção a Belém do Pará. Além da lenha abundante no local para os navegantes prepararem comidas, havia também muita sombra.
Com o passar do tempo, tornou-se costume as embarcações fazerem parada no local, onde logo passou a ser conhecido como principal porto de embarque da borracha. Assim, nasceu o porto de Pau d’Arco.
Com o movimento do ciclo da borracha, também surgiram conflitos entre brancos e índios gaiapós, considerados bravos, de uma aldeia chamada Gorotira localizada no Pará. Como o conflito ganhava dimensões cada vez maiores, e com muita morte de ambas partes, o exército enviou ao local o coronel Grizort, para por fim o caos na região. Este foi a primeira pessoa a se estabelecer no local com o seu agrupamento militar, que não demorou em terminar com o conflito.
Enquanto isso, na margem direita de rio (então Estado de Goiás), começaram a surgir, no início do século, as primeiras construções de casas das famílias Izídio Cruz, Pedro Soares, família Teixeira, entre outros. Na época foi construída a primeira igreja do povoado, uma pequena casinha na beira do rio Araguaia, denominada Igreja de São Domingos, onde também funcionou a primeira escolinha.
Na margem direita, havia também uma aldeia indígena formada por índios Carajás. Estes eram mansos e gostavam de festas e conviviam bem com as pessoas que começaram a formar povoado, que mais tarde em conseqüência do porto, ficou sendo conhecido com o topônimo de Pau d’Arco até a emancipação como município.
Com o fim da Era Borracha, passaram a ganhar força na economia do povoado Pau d’Arco, a exploração madeireira, a atividade agropecuária e os movimentos dos caçadores de animais silvestres. Em 1955, a atividade garimpeira de cristal no Gorgulho (Arapoema) e de Ametista (Pará) veio dar um enorme impulso ao desenvolvimento econômico de Pau d’Arco, então distrito do município de Araguacema.
A atividade próspera do garimpo de Gorgulho fez irromper um movimento político pela emancipação de Arapoema. E, através da lei 4.800 de 7 de novembro de 1963, governo do Estado de Goiás, criava Arapoema, desmembrando-o do município de Araguacema e , Pau d´Arco ficou pertencente a Arapoema na condição de Povoado.
Com a criação do Estado do Tocantins, começou o movimento político pela emancipação de Pau d’Arco, liderado por Valdiná Morais, Manoel Piauí, Zé Romão. No dia 10 de fevereiro de 1991, foi realizado plebiscito, cujo resultado dava condição para sua autonomia política. No dia 20 de fevereiro de 1991, foi publicado no Diário Oficial do Estado do Tocantins a lei 255 que criava o município de PAU d’Arco, desmembrando-o dessa forma do município de Arapoema. A instalação do município ocorreu 1° de janeiro de 1993.

Significado do Nome:

Na época da criação do município havia uma árvore, seca, caída à margem esquerda do rio Araguaia. Essa árvore era um Ipê também conhecido na região por Pau d’Arco.

Aniversário da Cidade:

10 de Fevereiro

Gentílico:

paudarquense

População: 

4.588 habitantes - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

É um lugar de águas cristalinas que encanta à primeira vista. Cumpre ressaltar que a cidade de Pau D'Arco é um local maravilhoso para curtir uma temporada de verão, notadamente no período de Julho e Agosto, devido a bela Praia da Fofoca, sua população hospitaleira, a possibilidade de uma boa pesca, muitos shows com diferentes bandas e a existência de vários barzinhos aprazíveis, dentre outras atrações. Recomendo àqueles que gostam de se divertir. Pau d'Arco é só alegria.

Clima:

Equatorial, quente e úmido.

Temperatura Média:  

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Seu acesso principal é feito através da rodovia federal BR 153 onde no km 110 entra pela rodovia estadual TO 230 percorrendo 117 km até o Município, sendo que 80% da estrada já se encontra asfaltada.

Localização:

-MesorregiãoOcidental do Tocantins

-Microrregião: Araguaína 

Limites:

Norte com o município de Araguaína; ao sul, com o município de Arapoema e Bandeirantes do Tocantins; ao leste, com Nova Olinda; e a oeste, com o rio Araguaia.

Distâncias:

-Brasília/DF - 1.168 km

-Palmas/TO - 423 Km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Lago da Vargem Limpa

  -A 5 km da cidade

-Paia da Fofoca 

  -Rio Araguaia de frente a cidade de Pau D'arco

- Feira de Artesanato;

- Praça São Domingos de Gusmão;

- Praça da Bíblia;

- Cás;

- Cruzeiro beira rio ( construção);

- Quadra de vôlei e futebol de areia na beira rio (construção);

- Capela da serra do avião.

Ponto turístico onde é realizada anualmente há quatorze anos a caminhada da ressurreição no sábado da aleluia para o domingo da ressurreição de cristo, evento idealizado pelo grupo de jovem local, grupo JUDEC que significa Jovens Unidos Demonstrando Esperança em Cristo o qual ainda existe até hoje e realiza o evento juntamente com as paróquias de Pau D’arco São Domingos de Gusmão e a Arapoema Santa Terezinha. É conhecida como serra do avião por ser atingida por um avião bimotor nos anos cinqüenta desde então é chamada de serra do avião, é usada por desportistas, aventureiros e religiosos, de onde é proporcionada uma paisagem magnífica do Rio Araguaia, planícies e montanhas. 


Hino
Amo tanto e bendigo esta terra
Berço meu de materno calor.
Quero ver te feliz consagrada
Santuário da paz e do amor.

Subirei a montanha mais bela
Ao dizer-te com orgulho e ardor.
Tua grandeza que nos alegra
A lutar com firmeza e calor.

Oh; Pau d'Arco terra querida
Teu nome sempre celebrar.
Raia o sol mais intenso esplender
Em tua praia feliz a brilhar.

Do Araguaia o rolar majestoso
Vai enchendo sua grande expansão.
Cantaremos tudo que a terra
Oferece a nossa nação.

O Araguaia a um rio fabuloso
Dominando as paisagens de então.
Contemplando tua grande beleza
Que nos dar tanta emoção.

Oh; Pau d'Arco terra querida
Teu nome sempre celebrar.
Raia o sol mais intenso esplendor
Em tuas praias feliz a brilhar

Oh; Pau d'Arco belo e progressista
Tens encanto para turistas.
O teu nome é bandeira de glória
Que nos leva a vitória.

Cidade de paz e progresso
Teu futuro é nosso sucesso.
Te exaltamos com esta canção
Oh; Pau d'Arco do meu coração.
 
Oh; Pau d'Arco terra querida
Teu nome sempre celebrar.
Raia o sol mais intenso esplendor
Em tuas praias feliz a brilhar.
  • Fundação: 1991
  • Aniversário: 10 de fevereiro
  • Gentílico: paudarquense
  • População: 4.588 pessoas
  • Área: 1 300,970 km² km²
Símbolo Municipal
Símbolo Municipal
Símbolo Municipal
Imagens de Pau d'Arco - TO
Precisa de ajuda?