Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio em gestantes

Durante o Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio, a depressão pós-parto também é um tema que merece atenção, sendo importante estar alerta à depressão por todo o período da gravidez

A gestação não protege a mulher da Doença Mental, mas a Gestação e filhos de até dois anos de idade são considerados Fatores de Proteção para o Suicídio e Autoagressão

Durante todo o mês nas consultas de pré-natal está sendo abordado o tema de valorização a vida

Como Medida de Prevenção, é importante o rastreamento da Depressão, principalmente no primeiro trimestre e de 6 a 12 semanas do Puerpério, período pós-parto. O importante é não ter medo de tratar, atualmente alguns estudos demonstram que é melhor não interromper a medicação, nem proceder a redução de dose, sob risco de dupla exposição do bebê, à doença e à medicação.